“Instituto do Cliente” nasce para ajudar portugueses a poupar

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“Instituto do Cliente” nasce para ajudar portugueses a poupar

Mensagem por JornalExtra-Online em Sex 6 Jun 2008 - 13:41



Num mercado onde existem inúmeras ofertas e marcas de serviços, com grandes disparidades de preços e tarifários, tornando as opções cada vez mais difíceis de escolher, acaba de ser lançada uma organização independente que defende os utilizadores de produtos e serviços, particulares ou empresas, ajudando-os a poupar centenas de euros por mês: o Instituto do Cliente.

Esta nova entidade tem por objectivo máximo evitar o desperdício das famílias, ajudando-as a poupar. Através da análise rigorosa dos históricos de consumo, do perfil do consumidor, e de acesso às principais marcas de serviços – Telecomunicações, Internet, Electricidade, Gás, Seguros, entre outros, o Instituto do Cliente recomenda a melhor oferta de serviços, fazendo com que uma família possa vir a poupar centenas de euros por mês.

O arranque deste projecto privilegia, para já, algumas regiões do País, nas quais estão a ser formadas equipas de consultores. É o caso do Distrito de Setúbal, que já conta com 45 consultores disponiveis para um aconselhamento e optimização das suas despesas.

«As famílias hoje não têm tempo para analisar as ofertas que existem no mercado e muitas vezes, a força da marca ou o hábito, são factores que influenciam a contratação de serviços, sem que signifique serem os mais baratos. É ai que nós entramos. Através de um método que envolve várias variáveis e o acesso às condições das ofertas das grandes empresas de serviços, conseguimos determinar as melhores propostas para um determinado cliente», refere Ricardo Martins, do Instituto do Cliente.


Poupança numa família-média até 2.000 euros por ano

Segundo o Instituto do Cliente, cada família portuguesa está a despercidar perto de 2.000 euros por ano em serviços que lhe são desadequandos. Tomando por exemplo uma família constituída por um casal, com duas crianças, um carro com seguro contra terceiros, um apartamento com empréstimo associado de 50.000 euros e um crédito consumo no valor de 5.000 euros, o instituto do Cliente calcula que esta familia poderá poupar 1.150 euros por ano revendo a sua escolha de serviços como o gás canalizado, a Internet, a televisão por cabo, o telefone, entre outros.

Analisando as despesas destas e de outras famílias, o seu perfil de gastos e os produtos concorrentes, o Instituto do Cliente sugere de entre as ofertas de mercado as mais adequadas, permitindo poupanças significativas.

De acordo com Ricardo Martins, «a poupança dos clientes que temos vindo a analisar, ultrapassam frequentemente os 2.000 euros por ano. Com estes valores, acreditamos poder ajudar as famílias a reduzir o seu endividamento e a conseguirem uma melhor qualidade de vida».

O Instituto do Cliente espera, até 2010, abrir cerca de 20 postos de atendimento ao cliente nos distritos do Porto e de Aveiro, estando neste momento disponível pela Internet em http://www.institutodocliente.com/ .

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