Campanha Touch & Act já tem rosto em Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Campanha Touch & Act já tem rosto em Portugal

Mensagem por JornalExtra-Online em Seg 9 Jun 2008 - 14:51



Primeira adolescente invisual recebe cão-guia em breve

Será a primeira adolescente invisual portuguesa a ter um cão-guia. Chama-se Sofia Santos, tem 17 anos, e vai começar em breve a formação para receber o novo companheiro.

Beneficiando da campanha Touch & Act – 1 armação para agir, uma iniciativa da Alain Mikli Internacional e do Institutoptico, com o apoio da ACAPO, a Sofia rumará já no final do mês ao Canadá, a fim de ter formação na Fundação MIRA – única escola no mundo especializada no treino de cães-guia e formação de jovens deficientes visuais.

De entre outros adolescentes que também enviaram as suas candidaturas para a ACAPO e para a Associação Mira Europe, a Sofia Santos foi seleccionada por demonstrar uma maior autonomia, mobilidade e capacidade de uso da bengala branca – factores indispensáveis para atribuição de um cão-guia.

Sofia não esconde a alegria por ter sido a seleccionada. “Este é um grande momento na minha vida. É muito importante para nós, crianças e jovens invisuais, sentirmo-nos confiantes e, tanto quanto possível, independentes. Só assim seremos capazes de ser adultos mais fortes e integrados.” E assevera, “vou agarrar esta oportunidade com unhas e dentes. Sei que ter um cão-guia a apoiar-me diariamente fará de mim uma pessoa mais segura e feliz. Isso não tem preço”.

Em finais de Abril, a Sofia deslocou-se à Fundação MIRA, no Quebeque, para conhecer as instalações, pessoal técnico e metodologia da formação. Regressará ao Canadá, em finais de Junho, início das férias escolares, a fim de ter a formação para aquisição do cão-guia. Esta formação terá a duração de um mês.

A campanha Touch & Act – 1 armação para agir teve o seu início em Portugal em Março de 2007 aquando da apresentação do projecto e da linha de armações e óculos de sol Mikli Touch, cuja venda viria a suportar os custos da formação da Sofia e o treino do que virá a ser o seu cão-guia. Na compra de uma armação desta gama em ópticas aderentes do grupo Institutoptico, 6 euros reverteram a favor da causa Touch & Act.

Touch & Act é uma campanha implementada a nível europeu pelo criador Alain Mikli, que desde sempre pautou a sua actividade artística por um forte sentido de responsabilidade social.

Por todo o mundo, existem 45 milhões de cegos e 180 milhões de amblíopes. Em Portugal, existem cerca de 163 mil deficientes visuais.


Fundação MIRA

Fundada em 1981, a Fundação MIRA foi a primeira escola de cães-guias para invisuais, no Canadá.

Para além do treino de cães-guia, a Fundação MIRA providência a formação especializada de pessoas com deficiência auditiva, visual e motora, para aquisição destes animais.

Entre os variados programas de formação, desde 1990 a Fundação MIRA tem em curso um programa especificamente destinado a adolescentes a partir dos 11 anos de idade. O objectivo deste programa é tornar acessível a jovens invisuais a adopção de um cão-guia possibilitando, assim, que estes jovens possam ter uma vida mais autónoma, privilegiando a orientação, a mobilidade e a integração social. Todo o programa é estabelecido em colaboração com os pais do adolescente invisual.

Nos últimos anos a Fundação MIRA alargou o seu espaço de intervenção ao contexto internacional, tendo já um acordo com França, através do qual se articulam serviços de treino e formação de cães-guia para jovens invisuais franceses. Este projecto potenciou uma parceria com a Associação Mira Europe, responsável, juntamente com a Alain Mikli Internacional, pela campanha Touch & Act a nível europeu. Em Portugal, o Institutoptico abraçou a causa e potenciou, através da venda da linha de armações e óculos de sol Mikli Touch, a formação da Sofia.

JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum