Escola Superior de Tecnologia de Setúbal põe Setúbal a pedalar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal põe Setúbal a pedalar

Mensagem por JornalExtra-Online em Sex 13 Jun 2008 - 14:35





A Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) promoveu a iniciativa Corrida pela Energia, no âmbito da iniciativa “Dias da Energia” promovida pela ENA (Energia e Ambiente da Arrábida), a ESTSetúbal/IPS participa num conjunto de actividades que demonstram a sua capacidade técnico-científica na área da Energia demonstrando-a, em algumas acções, de modo lúdico e educativo. São disso exemplo, as duas “bicicletas eléctricas”, projectadas pela ESTSetúbal/IPS, uma júnior e outra sénior, que estarão patentes em dois pontos da cidade.

As “bicicletas eléctricas” têm a particularidade de produzir energia através da simples acção de pedalar. Mediante a força física induzida acende-se um painel de leds com a palavra “ESTSetúbal”. O objectivo será colocar a população a acender todos os leds da mesma, demonstrando que a sua força física possibilita, por si só, a produção de energia eléctrica. Quem conseguir acender todas as luzes da palavra tem direito a uma pequena surpresa.

A “Bicicleta Sénior” estará presente durante toda a iniciativa, de 28 a 31 de Maio, no stand do Instituto Politécnico de Setúbal, na Exposição de Equipamentos e Tecnologias patente na Av. Luísa Todi (placa central).

A “Bicicleta Júnior” estará presente apenas durante o Dia Mundial da Energia, 29 de Maio, na tenda de espaços lúdicos dos “Dias da Energia”, localizada na Praça do Bocage.

Para além das Bicicletas Eléctricas, projectadas especificamente para esta iniciativa, a ESTSetúbal/IPS marca presença nos “Dias da Energia” através de mais duas acções, estas de carácter mais Institucional.

No dia 29 de Maio, no âmbito do Seminário “Investir na Energia”, a decorrer no Esperança Centro Hotel, a ESTSetúbal/IPS terá a seu cargo a intervenção “O Papel do Perito na concretização do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios” pelo Docente da ESTSetúbal/IPS, Prof. João Francisco Fernandes.

Por último, no dia 30 de Maio, será uma das Entidades visitadas no Dia Aberto dos “Dias da Energia” através de visitas guiadas de grupos pré-organizados ao Projecto de Energia Geotérmica para Climatização do Edifico. Trata-se de uma Energia Renovável que aproveita o calor do solo para gerar energia que climatiza o edifício. Para estudar este recurso, instalaram-se na ESTSetúbal/IPS duas bombas de calor geotérmicas, desenvolvidas por um consórcio europeu financiado pela Comissão Europeia, com o objectivo de produzir bombas de calor geotérmicas de alta eficiência. Este é um Projecto que traduz a capacidade de investigação da ESTSetúbal/IPS enquanto parceira estratégica, em projectos europeus financiados pela Comissão Europeia.

JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum