Acne é a principal causa que leva os jovens ao dermatologista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acne é a principal causa que leva os jovens ao dermatologista

Mensagem por JornalExtra-Online em Seg 30 Jun 2008 - 12:38



Doença traz consequências psicossociais tão sérias como a asma, epilepsia, diabetes e artrite
Acne é principal causa que leva os jovens portugueses ao dermatologista


A fase da adolescência de cerca de 80% dos jovens é marcada pela Acne, uma doença crónica da pele resultante de influências hormonais e genéticas. Este grau de incidência faz da Acne a principal causa que leva os jovens portugueses às consultas de Dermatologia, sendo que 10 a 15% dos casos apresentam formas consideradas graves da doença, não só pelas suas repercussões físicas, mas também, psicológicas ou mesmo psiquiátricas.

Apesar de existirem vários mitos associados ao aparecimento da Acne, tais como dietas, estilo de vida, actividade sexual, má higiene ou uso de cosméticos, as causas que estão na origem deste problema são claras: alteração do crescimento das células do folículo piloso, produção excessiva de sebo, aumento do crescimento bacteriano e inflamação.

Mas o impacto da doença não se faz apenas sentir a nível físico, deixando marcas também a nível psicossocial, ao trazer consequências graves no plano pessoal e interpessoal, numa altura em que a imagem assume um papel predominante na afirmação e construção do indivíduo.

De acordo com o Dr. António Massa, Dermatologista e Membro do Portuguese Acne Advisory Board, a Acne “é uma patologia cuja causa resulta de uma alteração que ocorre ao nível da unidade pilossebácea, sendo mais intensa nas zonas onde há glândulas sebáceas, a saber, na face e tronco. Está provado, e todos sabemos, que uma cara bonita melhora a nossa auto-estima, facilitando o relacionamento interpessoal, mas nos tempos de hoje é possível e quase seguro controlar a Acne com um tratamento médico correcto e adequado”.


MediaHealth® Portugal

JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum