Novos ferry boats para Tróia arrancam na 2ª quinzena de Julho

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Novos ferry boats para Tróia arrancam na 2ª quinzena de Julho

Mensagem por JornalExtra-Online em Ter 1 Jul 2008 - 12:48

Serviço com mais qualidade, segurança e conforto
Novos ferry boats para Tróia arrancam na 2ª quinzena de Julho





  • Sofisticação das duas embarcações permitirá fazer o novo percurso, com mais do dobro da distância do anterior, praticamente no mesmo tempo
  • Transporte exclusivo de passageiros para a Ponta do Adoxe (antigo cais de Tróia) assegurado este Verão, sem aumento de preço, por um dos ferry boats antigos
  • Dois modernos catamarans só para passageiros deverão entrar em operação no início de 2009
  • Investimento em novas embarcações e infra-estruturas atinge os €34 milhões



Dois modernos ferry boats para transporte de passageiros e viaturas vão começar a operar, na segunda quinzena de Julho próximo, no novo percurso de ligação fluvial entre a cidade de Setúbal, a partir da Doca do Comércio, e a Península de Tróia, agora com o cais de acostagem localizado mais a montante da foz Sado, junto ao ponto de apoio naval. O novo trajecto dos ferries terá mais do dobro da distância do actual (3,7 milhas contra as actuais 1,7 milhas, em cada sentido), embora o tempo gasto na deslocação seja praticamente o mesmo, dadas condições de operacionalidade e navegabilidade das novas embarcações construídas na Noruega.

Recorde-se que as embarcações ferry existentes – que estão na posse da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), mas sob penhora da Segurança Social e do Fisco e hipotecadas a uma instituição de crédito para garantia de dívidas da anterior concessionária – foram construídas entre 1969 e 1975 e nenhuma delas estaria em condições, mesmo que viesse a ser libertada dos ónus existentes e sujeita a beneficiações, de responder às exigências do serviço da nova rota ferry (desde logo, porque a mais rápida demoraria mais de 45 minutos a realizar a travessia).

Com a entrada em operação destes dois sofisticados ferry boats de última geração cumpre-se a primeira fase do programa de melhoria radical das condições de travessia do Sado delineado pela Atlantic Ferries, empresa que em Outubro de 2007 assumiu a concessão da ligação fluvial entre Setúbal e Tróia e está a investir € 34 milhões, quer em novas embarcações (€ 27 milhões), quer em equipamento e infra-estruturas de apoio.

A segunda fase deste programa, que inclui a operação de dois modernos catamarans para transporte exclusivo de passageiros entre Setúbal e o cais da Ponta do Adoxe, onde hoje atracam os ferries em Tróia, deverá concretizar-se apenas no início do próximo ano, devido às obras que é necessário realizar nos cais de acostagem para permitir a operação das novas embarcações. As obras no cais da Ponta do Adoxe, em Tróia, só poderão ter início depois da transferência do serviço ferry para o novo cais. As duas embarcações de passageiros (tipo cacilheiro) pré-existentes foram construídas entre 1961 e 1972 e estão ambas inoperacionais há anos.


Assegurado transporte para as praias

A partir da entrada em serviço dos novos ferries e até final do Verão de 2008, a Atlantic Ferries assegurará um serviço de transporte para as praias, entre a Doca do Comércio, em Setúbal, e a Ponta do Adoxe, em Tróia, exclusivo para passageiros, para responder à procura das praias da zona mais a Norte da Península de Tróia nesta época do ano.

A entrada ao serviço dos novos ferries implicará um novo tarifário, já divulgado. Tal alteração tarifária decorre, por um lado, das maiores distâncias a percorrer e do investimento realizado (alteração que foi prevista e quantificada na proposta apresentada pela Atlantic Ferries a concurso público em Janeiro de 2002) e, por outro, do aumento dos custos do combustível (no caso, do gasóleo corado usado pelas embarcações).

Para se ter uma ideia do impacto do aumento do preço dos combustíveis nas tarifas, basta dizer que esse custo representa mais de 20 % das receitas de exploração e mais de 35 % da totalidade dos custos de exploração e que o preço do gasóleo corado aumentou de € 0,20 por litro, em 2002, para os cerca de € 0,70 actuais, ou seja, triplicou. Não obstante estas condições conjunturais muito desfavoráveis e dada a eficiência das novas embarcações, bem como as medidas de gestão propostas pela Atlantic Ferries à APSS, o novo tarifário representa uma redução efectiva do preço médio da milha percorrida em 16% - de € 1,15 para € 0,97 – e uma limitação do custo dos passes sociais a valores inferiores aos que tinham sido previstos em 2002. Sublinhe-se que, ao contrário de outros operadores de serviço público, nomeadamente de transporte fluvial, a Atlantic Ferries não recebe qualquer indemnização compensatória do Estado.

Refira-se, finalmente, que o serviço de transporte de passageiros para as praias a realizar a partir da entrada em serviço dos novos ferries e até final do Verão de 2008, entre a Doca do Comércio, em Setúbal, e a Ponta do Adoxe, em Tróia, utilizará as embarcações actuais sem aumento de tarifa.


Sobre a Atlantic Ferries

A Atlantic Ferries, Tráfego Local, Fuvial e Marítimo SA é uma empresa cujo capital é detido a 100% pelo Grupo Sonae, embora tenha prevista a entrada de um novo accionista, a Amorim Turismo, com uma participação de 20%.

Constituída em 2001 para concorrer à concessão do serviço de travessia fluvial do Sado entre Setúbal e Tróia, a Empresa viu-lhe ser adjudicada a concessão em 2005 e assumiu a responsabilidade do serviço em Outubro de 2007, só então lhe tendo sido possível iniciar a formação dos colaboradores e as obras de preparação de todas as infra-estruturas previstas no seu vasto programa de mudança e modernização. Um programa que contempla as mais evoluídas e sofisticadas soluções tanto ao nível das embarcações como dos serviços de apoio e representa um investimento de cerca de € 34 milhões.

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