Elisabete Jacinto colocou bandeira portuguesa no cume do Monte Branco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Elisabete Jacinto colocou bandeira portuguesa no cume do Monte Branco

Mensagem por JornalExtra-Online em Qui 3 Jul 2008 - 12:04



Após uma caminhada em ascensão de cerca de quatro horas, Elisabete Jacinto, representando Portugual, atingiu hoje, por volta das 7 da manhã o cume do Monte Branco, onde colocou uma bandeira de Portugal. Juntamente com ela mulheres de todos os países da União Europeia marcaram presença num evento que teve como objectivo, não só assinalar a nova presidência francesa, mas também comemorar os 200 anos da primeira subida de uma mulher a este que é o ponto mais alto da Europa.

Diário de bordo por Elisabete Jacinto:

"Hoje começámos o dia bastante cedo, por volta das 3h00 da manhã. Caminhamos sobre neve e só por volta das 7h00 alcançámos o cume da montanha. Foram horas de grande cansaço em que tivemos de parar algumas vezes porque, pura e simplesmente, o coração parecia querer saltar pela boca, fizémos um esforço enorme. De qualquer forma, tudo correu às mil maravilhas. Após termos atingido o cume da montanha descemos até ao Nid d’Aigle para depois viajarmos de comboio rumo a Saint Gervais. Recordo que o Nid d’Aigle se situa a 2380 metros de altitude. Fazendo uma retrospectiva do percurso desde o final do dia de ontem, posso dizer que subimos desde o refúgio de Goûter, situado a 3817 metros até ao cume do Monte Branco, perfazendo um total de cerca de 1000 metros para depois descer até cerca de 2430 metros.

Foi uma participação bastante dura, mas a recompensa é grande. Sinto que superei as minhas próprias expectativas, o que me faz sentir mais confiante e muito, mas mesmo muito, feliz. Agora que se aproxima a hora do adeus fica uma certa saudade, mas também sinto a certeza de ter vivido uma experiência absolutamente única e enriquecera, como forma de recordar e comemorar o bicentenário da primeira ascensão ao Monte Branco por Marie Paradis. Considero a iniciativa muito interessante, que marcará uma data a permanecer na lembrança dos representantes de todos os países da União Europeia. Que seja bem vinda esta nova fase".

JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum