Testes de monóxido de carbono na Praia da Morena

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Testes de monóxido de carbono na Praia da Morena

Mensagem por JornalExtra-Online em Dom 24 Ago 2008 - 20:41

Campanha europeia HELP – Por uma vida sem Tabaco


Praia da Morena

Técnicos de saúde vão estar nos dias 26 e 27 de Agosto, entre as 11h00 e as 19h00, na praia da Morena, na Costa da Caparica, a efectuar testes de medição de CO (monóxido de carbono), numa acção integrada na campanha ‘HELP – Por uma vida sem Tabaco’, da responsabilidade da União Europeia.

Esta iniciativa, a decorrer em todos os países da União Europeia, procura chamar a atenção para os riscos associados ao fumo e evidenciar os efeitos nocivos que este gás extremamente tóxico produz sobre o organismo, incentivando assim os cidadãos dos países da UE, sobretudo os jovens, a não começarem ou a deixarem de fumar.

Os testes servirão de base à elaboração de um estudo dirigido pelo professor Bertrand Dautzenberg, pneumologista e o coordenador da Rede Europeia de Hospitais sem Tabaco.

Muitas vezes apelidado de “assassino invisível”, o monóxido de carbono está presente no ar respirado pelos fumadores, que o originam de cada vez que levam à boca o cigarro, charuto ou cachimbo. Os não-fumadores podem também inalar CO em espaços fechados utilizados por pessoas que fumam.

Entre os efeitos de uma taxa elevada de CO no organismo contam-se a redução da função cardíaca, risco de formação de coágulos, asfixia por falta de oxigénio e problemas no desenvolvimento do feto, no caso das mulheres grávidas.


Aparelho de medição dos níveis de monóxido de carbono

JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum