Alcoutim vai receber o Campo de Férias 2008, promovido pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) destinado a jovens e adolescentes com diabetes tipo 1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alcoutim vai receber o Campo de Férias 2008, promovido pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) destinado a jovens e adolescentes com diabetes tipo 1

Mensagem por JornalExtra-Online em Qua 27 Ago 2008 - 14:38

Jovens diabéticos aprendem a lidar com a doença





É já no próximo fim-de-semana que Alcoutim vai receber o Campo de Férias 2008, promovido pela Associação de jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) em cooperação com uma equipa de saúde do Hospital Central de Faro (HCF), destinado a jovens e adolescentes com diabetes tipo 1.

Esta é a primeira iniciativa conjunta entre a AJDP e a equipa de saúde do HCF, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim e dos Laboratórios Abbott, tendo como principal objectivo a partilha de experiências entre os jovens participantes, bem como a busca da sua autonomia, confiança e independência, através de actividades de aprendizagem em grupo e de debate, de cariz psicológico, incluindo actividades lúdico-desportivas e de tempos livres.

Segundo Paulo Madureira, presidente da AJDP e diabético tipo 1, “a participação dos jovens em Campos de Férias permite-lhes aumentar a sua autoconfiança, pois estabelecem amizade com outros jovens com os mesmos cuidados relativamente à insulina, à alimentação e ao autocontrolo”.

Entre a equipa de saúde do HCF, a Directora do Serviço de Diabetologia, Dra. Elsa Pina, refere que “este género de iniciativas conjuntas são uma excelente oportunidade de aprendizagem, tanto para os profissionais como para os jovens e adolescentes diabéticos, que aprendem a aceitar e gerir a doença, através da interacção e da partilha de experiências”.

A diabetes do tipo 1 é uma doença para toda a vida, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo precisa e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. Estima-se que em Portugal existem cerca de 650 mil portugueses diagnosticados com diabetes.

A AJDP é uma instituição particular de solidariedade social que ao longo dos anos tem vindo a promover inúmeras acções junto dos jovens, dos seus familiares e da população em geral, no sentido de esclarecer quanto às reais potencialidades do diabético, conduzindo à sua integração na sociedade.

JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum