[Opinião] Sociedade Consumista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Opinião] Sociedade Consumista

Mensagem por Jornal Extra em Qua 2 Abr 2008 - 2:01



Com o Natal já a bater à porta, inicia-se a procura frenética de bens materiais. É nesta altura do ano que nos é dada a certeza que a sociedade em que nos inserimos é uma sociedade consumista. As festividades perderam o seu verdadeiro significado, o que é feito das reuniões familiares para celebrar a época? Em vez disso tentamos comprar o amor uns dos outros com prendas caras, porque durante o decorrer do ano não encontrámos melhor maneira de mostrar os sentimentos que nutrimos uns pelos outros. Será pelo sentimento de culpa que exageramos nos presentes? Qual o verdadeiro significado do amor pelo próximo? Quando por um lado vejo o consumismo extremo e por outro a pobreza extrema...não compreendo o que significa a expressão.

Poucos são aqueles que no Natal se conformariam só com um abraço ou com uma demonstração de carinho. O pensamento geral é: se gostas de mim dá-me um presente caro! Um pouco de materialismo
nunca fez mal a ninguém, mas quando vejo as crianças a ficarem "loucas" com os presentes, a cobiçarem o que a outra tem, a fazerem birras porque queriam "aquele brinquedo, não este"...tudo isto me leva a crer que não sabem o que significa o Natal. E quem os vai ensinar? Os pais que durante todo o ano andam demasiado ocupados com o trabalho e afins e não têm tempo para os filhos? As escolas que têm de dar toda a matéria do ano e não podem perder tempo com estas coisas. As crianças ouvem falar do Natal sim "...o nascimento do menino jesus..." o espírito natalício não é só o contar a sua história é com acções que crianças e adultos aprendem.

A sociedade está de tal modo embutida no consumismo que nos esquecemos de dar importância aos pequenos gestos. E digo esquecemos, porque é mesmo esse o termo. Os pequenos gestos seriam
apreciados se não estivessemos tão deslumbrados com coisas materiais.

A todos desejo boas compras, mas que se tiverem crianças dispensem um pouco do vosso tempo para lhes mostrar que o Natal não é só receber presentes, que existem muitas pessoas que nem um abraço recebem.


Joana Pires

Edição n.º 22 (1ª Quinzena de Novembro de 2007) do Jornal Extra

Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum