Para quem não ingressou no Ensino Superior, a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) apresenta três alternativas: Cursos de Especialização Tecnológica (CET), Ano Preparatório e Disciplinas Isoladas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Para quem não ingressou no Ensino Superior, a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) apresenta três alternativas: Cursos de Especialização Tecnológica (CET), Ano Preparatório e Disciplinas Isoladas

Mensagem por JornalExtra-Online em Seg 22 Set 2008 - 17:40

ESTSetúbal/IPS com alternativas para quem não ingressou no Ensino Superior



Para quem não ingressou no Ensino Superior, a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) apresenta três alternativas: Cursos de Especialização Tecnológica (CET), Ano Preparatório e Disciplinas Isoladas. Três opções, em termos de continuidade de estudos, que permitem a creditação de disciplinas das Licenciaturas da ESTSetúbal/IPS, após o ingresso no Ensino Superior. As candidaturas decorrem até 15 de Outubro 2008.



A oferta formativa mais adequada aos alunos que não conseguiram iniciar o Ensino Superior são os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), uma formação pós-secundária não superior, com a duração de 1500 horas (estágio incluído), cuja conclusão com sucesso atribui ao formando uma Qualificação Profissional de nível 4 (recorde-se que o 12º ano corresponde ao nível 3 e os CET ao nível 4).



Com esta qualificação, o formando estará apto para ingressar no mercado de trabalho como Técnico de nível 4 ou para ingressar nas Licenciaturas ESTSetúbal/IPS sendo que, nesse caso, terá acesso directo às mesmas, mediante número de vagas atribuídas para o efeito, usufruindo ainda de equivalência a algumas disciplinas dos cursos superiores leccionados.



Podem candidatar-se aos Cursos de Especialização Tecnológica: titulares de cursos secundários ou habilitação equivalente; titulares de qualificação profissional nível 3, de um CET ou de um grau/diploma de ensino Superior; ou indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos.



Os CET disponíveis são: Automação e Instrumentação Industrial; Desenho e Projecto de Construções Mecânicas; Electromedicina; Estudo e Projecto de Sistemas de Refrigeração e Climatização; Gestão de Oficinas de Automóvel; Instalações Eléctricas, Manutenção e Automação; Qualidade Alimentar; Qualidade Ambiental; Sistemas Electrónicos e Computadores; Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação; e Telecomunicações e Redes.



Quanto ao Ano Preparatório, consiste na leccionação de duas disciplinas (Tópicos de Matemática Elementar e Curso Elementar de Física) no sentido de atribuir um conjunto de conhecimentos ao nível da Matemática e da Física, considerados essenciais à frequência dos cursos superiores da ESTSetúbal/IPS. Deste modo, pretende aumentar as condições de sucesso dos futuros candidatos pela via acesso +23 anos (ajudando na preparação para o acesso) e aos actuais estudantes admitidos pelo Acesso +23 anos e pelos CET (ajudando na integração).



No que respeita às Disciplinas Isoladas, constituem a possibilidade de inscrição a um número máximo de 4 disciplinas das Licenciaturas ESTSetúbal/IPS mediante o pagamento de 20 euros por ECTS (European Credit Transfer System). Ou seja, possibilitam aos estudantes com o 12º ano completo, titulares de cursos superiores, indivíduos + 23 anos e estudantes do Ensino Superior, a frequência de disciplinas do curso que pretendam, sendo a creditação das mesmas feita após ingresso no curso que as integre.



As candidaturas decorrem até dia 15 de Outubro 2008. Estão disponíveis online em www.estsetubal.ips.pt as fichas de candidatura para os Cursos de Especialização Tecnológica e o Ano Preparatório. A documentação solicitada poderá ser enviada por e-mail ou entregue presencialmente (CET - Secretaria Pedagógica - infocets@estsetubal.ips.pt ; Ano Preparatório - Gabinete de Formação - anopreparatorio@estsetubal.ips.pt). Quanto à candidatura às Disciplinas Isoladas deverá ser realizada presencialmente na Secretaria Académica.




Para Assessoria de Imprensa contactar:
Ana Rita Caleiro - Gabinete de Comunicação
Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
Instituto Politécnico de Setúbal
Tel: 265 790 137/000 - Fax: 265 721 869



E-mail: rita.caleiro@estsetubal.ips.pt

JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum