No âmbito do Dia Mundial do Coração, a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's (APPPC) está a promover um Colóquio, no próximo dia 28 de Setembro, às 15 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

No âmbito do Dia Mundial do Coração, a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's (APPPC) está a promover um Colóquio, no próximo dia 28 de Setembro, às 15 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Mensagem por JornalExtra-Online em Ter 23 Set 2008 - 18:42

Especialistas e portadores de pacemaker reúnem-se em Lisboa




No âmbito do Dia Mundial do Coração, a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's (APPPC) está a promover um Colóquio, no próximo dia 28 de Setembro, às 15 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, na zona norte da Expo. Na iniciativa, aberta ao público em geral, estarão presentes profissionais de saúde e os portadores de pacemaker e desfibrilhadores.



De acordo com o Presidente da Associação, António Gomes, "com este evento pretendemos, por um lado, alertar para o problema das arritmias que têm vindo, progressivamente, a afectar a população portuguesa, mas também incentivar ao convívio entre os portadores de dispositivos médicos."



Um dos temas de destaque deste Colóquio, que estará a cargo do Dr. Carlos Morais, do Hospital Fernando da Fonseca, será a explicação dos mitos relacionados com os portadores destes dispositivos cardíacos, como o facto de não poderem mexer em telemóveis.



O pacemaker é um dispositivo implantável destinado a restabelecer o ritmo lento do coração. Implantar um pacemaker é uma cirurgia simples, que permite à maioria das pessoas, voltar ao seu estilo de vida prévio, com poucas ou nenhumas limitações. No entanto, estima-se que apenas 55% dos pacientes, que precisam de um dispositivo para arritmia, o recebem.



A Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, e tem como principais objectivos promover e divulgar informação sobre a utilização de pacemaker e CDI's, fomentar o convívio entre os utilizadores e portadores, bem como realizar acções de formação, esclarecimento e bem-estar social em prol dos portadores de pacemaker e CDI's.


Destaques:


15.00 - Introdução ao Colóquio

António Gomes (Presidente da APPPCDI's)

15.20 - A consulta de enfermagem e os portadores

Enfº Luís Barata (H.Fernando Fonseca, Amadora)

15.40 - Pacemakers/CDI's

Técnª Sofia Santos (H.Santa Marta, Lisboa)

16.00 - Toda uma vida...

Dr. António Zamith (H.Covões, Coimbra)

16.20 - Mitos urbanos e doentes portadores de dispositivos

Dr. Carlos Morais (H. Fernando Fonseca, Amadora)

16.40 - A voz dos pacientes

Intervenções dos pacientes

17.00 - Lançamento da Campanha "Bate, bate coração"

17.20 - Considerações finais e encerramento do II Colóquio

Dr. Virgílio Chambell (Responsável pela Delegação de Lisboa da APPPCDI's)

JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum