Na mira de Rui Rio: O alvo é Sócrates

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Na mira de Rui Rio: O alvo é Sócrates

Mensagem por Jornal Extra em Sex 4 Abr 2008 - 14:56



Rui Rio, presidente da Junta da Área Metropolitana do Porto (JAMP) sustentou que o regime tem dado sinais preocupantes de alguma ingovernabilidade. E defendeu que a regionalização poderá ser um passo importante para contornar a situação.

Para Rui Rio, também presidente da Camara Municipal do Porto, "a sociedade avança e exige reformas enquanto o poder político tem dificuldade em realizá-las". O líder da JMP acrescentou que "não é solução para a área metropolitana, nem para a região, estar sempre a lamentar o que não temos e a dizer mal das nossas desvantagens".

Rui Rio falava no Porto sobre "Cidades e Regiões" que, durante dois dias, reuniu na capital nortenha, no Palácio da Bolsa, dezenas de investigadores, académicos e interessados políticos.

Defendeu-se, ainda que a postura deverá ser optimista quanto ao futuro daquela região e que passa pela análise das suas vantagens. "Todos devem articular esforços sob forma a alcançar o objectivo" defende o autarca, que critica: "não ande cada um por aí a defender a sua capela".

Para Rui Rio a regionalização "é uma questão profunda e estruturante pelo que, em 2009," - vaticina -, "os candidatos às novas eleições deviam pensar se se faz ou não a regionalização como um referendo".

No Palácio da Bolsa também esteve o secretário de Estado das Cidades João Ferrão, que na oportunidade salientou: "as cidades ocupam cada vez mais uma posição central. É nas cidades que se concentram factores decisivos, no que concerne ao conhecimento, informação e desenvolvimento sustentado".

Aquele membro do Governo defendeu, por isso, o conceito de "hiperPorto" , cidade região que obedeça a uma estratégia em que todos estejam disponíveis para falar, e desenvolver, projectos em comum". A propósito o governante destacou o quadro da Referência Estratégico-Nacional (REN) como uma excelente oportunidade para que o Porto se alavancasse em termos regionais para tornar-se mais competitivo.

E João Ferrão concluiu: " resta-nos um caminho: concretizar projectos e ir além das palavras".



Edição n.º 25 (2ª Quinzena de Fevereiro de 2008) do Jornal Extra

Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum