Uma mochila mistério espalha o pânico no Metro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uma mochila mistério espalha o pânico no Metro

Mensagem por Jornal Extra em Ter 8 Abr 2008 - 22:13



O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol alertou as autoridades portuguesas para a eventualidade de um atentado terrorista no País. Foram, também, avisados o Reino Unido, a França, a Espanha e a Alemanha. A possível ameaça esteve ligada à visita do presidente do Paquistão à Europa.

A Guarda Civil espanhola deteve, em Barcelona, 15 suspeitos. Foram encontrados explosivos TATP (tri-acetona triperóxido), vulgarmente utilizados pelos islâmicos radicais, em quatro das cinco casas revistadas.

A eventual presença de terroristas islâmicos em território nacional ligados aos que foram detidos em Barcelona deixou a polícia portuguesa num estado de alerta redobrado. Uma mochila abandonada numa carruagem do Metropolitano de Lisboa levou ao encerramento da estação de Telheiras. O alarme foi dado pelos passageiros que avisaram o maquinista. A PSP foi chamada ao local, evacuando de imediato a estação de metro. Os elementos do Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo da PSP procederam à explosão controlada da mochila. O saco continha fios eléctricos, CD’s e material electrónico, nada de natureza suspeita.

O caso foi entregue à Polícia Judiciária que vai verificar o registo das câmaras de vigilância do Metropolitano.

Desde os atentados do 11 de Setembro (2001), de Madrid (2004) e de Londres (2005), já ocorreram em Portugal 38 investigações por suspeita de terrorismo. Estes são dados revelados nos relatórios de segurança interna (RSI) de 2001 até 2006. Aquando do ataque às torres gémeas registaram-se 6 casos investigados em 2001, 4 casos em 2002 e o mesmo número em 2003, 9 em 2004 e 15 em 2005. Em 2006 o número foi tão insignificativo que não foi incluído nos RSI.



Edição n.º 25 (2ª Quinzena de Fevereiro de 2008) do Jornal Extra

Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum