A Tentativa de uma Futura Amizade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Tentativa de uma Futura Amizade

Mensagem por Jornal Extra em Ter 1 Abr 2008 - 14:19



Vladimir Putin esteve em Portugal dois dias para participar na 20ª Cimeira entre a União Europeia e a Rússia. O objectivo era o estreitamento dos laços entre os dois blocos. José Sócrates, presidente em exercício da UE, conseguiu na Cimeira de Mafra a assinatura de dois acordos específicos com a Rússia.


A anterior cimeira, realizada em Maio, tinha sido marcada pelo choque evidente entre os russos e os europeus, contudo em Mafra a atmosfera foi amigável e relaxada. Os acordos assinados incidiram na área do combate ao tráfico de droga e das importações de produtos em aço, no âmbito do acordo global vigente de cooperação estratégica celebrado há 10 anos ente Moscovo e Bruxelas. No entanto, o ambiente não era propício à resolução das principais divergências, pois as relações entre a Rússia e Varsóvia estão num impasse. O Governo cessante na Polónia bloqueia um novo acordo entre os dois blocos desde há um ano, devido ao embargo russo às exportações de carne polaca. Uma nova parceria está, assim, adiada para mais tarde.


Nesta Cimeira assistiu-se a importantes desenvolvimentos no domínio dos direitos humanos e da democracia. Putin transmitiu á UE que aceita a presença de observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) nos actos eleitorais de Dezembro na Rússia e propôs, também, a criação de um instituto euro-russo para a promoção dos direitos humanos. Outro tema debatido foi o processo de adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio. Porém, questões como o Kosovo, Irão, Médio Oriente e os antimísseis que os EUA querem instalar na Europa não foram deixadas de parte.


O aparato desta Cimeira foi bastante noticiado. Cerca de 1.300 elementos das forças policiais portuguesas foram destacados, inúmeros militares e efectivos das forças especiais foram espalhados pelo Palácio de Mafra e arredores. Cerca de três centenas de jornalistas internacionais, 70 dos quais russos, estiveram presentes.


A próxima reunião entre Moscovo e Bruxelas será em Maio, durante a presidência eslovena da UE, que sucederá à portuguesa a 1 de Janeiro.


Susana Mendes

Edição n.º 22 (1ª Quinzena de Novembro de 2007) do Jornal Extra

Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum